Como controlar ANSIEDADE meio ao Caos Coronavírus - COVID-19


Ei você aí com ansiedade!

Poxa deve estar pirando com esse tanto de notícias ruins sobre o novo coronavírus né, pois é eu também estava.



Sabe, essa semana foi muito difícil pra mim também, a todo momento recebendo vídeos e audios no whatsapp sobre o COVID-19, muitos vídeos de médicos e vários áudios de gente que sempre tem algum parente que trabalha no setor de saúde ou que tem algum conhecido infectado, e a verdade é que a gente se perde um pouco também pois acaba chegando muita informação falsa.



Então com esse excesso de informações ruins acumulando na cabeça de quem sofre de transtorno de ansiedade ou algo similar, a gente surta né, vira um pânico geral. Aí tu começa a entrar em paranoia pois qualquer tosse, alergia ou resfriado você já começa achar que está infectado. Nisso tudo começa outras preocupações com a vida daqui pra frente , como sustentar uma família ficando de quarentena em casa, preocupação com filhos, idosos, amigos e com o pessoal de baixa renda...

Olhando pra fora, pra outros países por exemplo Itália, em que os idosos estão sendo separados para morrer, já que não tem como atende-los, esses mesmos nem poderão ser abraçados pra uma última despedida e nem velório terão. Temos o outro lado que são moradores de rua e pessoas que mal tem saneamento básico em casa , como estes irão fazer, na África população que já sofre com o Ebola.  Realmente é uma situação muito preocupante e desoladora. E o fato é , esse vírus não é brincadeira, não é só uma "gripezinha" como ouvimos do nosso presidente essa semana. Isso é algo que se não fizermos nossa parte agora, no próximo mês os hospitais irão entrar em colapso pois já estão quase saturados, e em reflexo disso outras pessoas com outros problemas também ficarão a mercê do caos.

Voltando ao foco do assunto "ansiedade" , após eu quase surtar e passar um pouco mal, tentei me acalmar internamente, pois por fora eu tentava ser forte pra minha família. Então fui tomei um banho, depois cochilei e tudo ficou bem aqui na minha cabeça.  Logo comecei analisar a situação e vi que surtar não era melhor opção, mesmo que as vezes seja difícil controlar, mas pensei no que me levou a este quadro foi encher minha cabeça de notícias ruins. Então mudei meu foco e comecei a não ficar vendo só essas notícias ruins e comecei a pesquisar, tentar achar notícias menos piores ou que nos tragam um pouco de esperança pra essa situação. Digo, notícias de pesquisadores, testes, mensagens de paz. Comecei a pensar, no que eu posso fazer para ajudar as pessoas também, já que agora eu como micro empreendedor estou de portas fechadas pois meu setor é festa, eventos e barbearia.

Então, acho que já ajudamos muito tendo empatia com o próximo respeitando a quarentena, se higienizando e protegendo da melhor forma possível. CARA QUARENTENA NÃO É FÉRIAS, FICA EM CASA POR FAVOR!!!.  Ajuda muito também começar limpando o quintal de casa contra a dengue, pois estamos num período do ano em que o caso de dengue aumenta muito, e seria um caos pessoas com febre alta por causa da dengue e lotando ainda mais o SUS, e o pior se contaminando e logo contaminando ainda mais pessoas e familiares. E outro detalhe né, dengue mata e não é brincadeira.

Bate uma certa revolta em ver alguns teimosos achando que são super heróis e que podem continuar a vida como se estivesse tudo normal, e alguns estúpidos continuam achando que quarentena é festa e estão fazendo festinhas em casa, ou correndo pras megas promoções irresponsáveis dos mercados aglomerando o ambiente, não está tudo bem "amigo", e esse seu pensamento irresponsável vai ferrar contigo, familiares e  com muita gente.

Por outro lado vi uma corrente muito bacana nos stories do instagram, de pessoas se solidarizando oferecendo ir ao mercado uma ou duas vezes por semana para seus vizinhos ou conhecidos idosos. Bom, torço muito que seja verdade e que não seja apenas um stories pra pagar de bom moço pras pessoas nas redes sociais.

Pessoal, perdão pelo meu português ruim, mas quero pedir de coração. Fique em casa, ore e aprenda a descansar no senhor, pois ele nunca falhá e cuidará de todos nós. Ele sempre sabe o que faz e faz por algum motivo, e mesmo quando não faz também tem algum motivo, afinal ele é Deus e independente de qualquer coisa ele contínua sendo Deus.

Poxa, e não se esqueçam de acessar meu canal no youtube, assistir qualquer vídeo lá deixa um like pois isso já me ajuda de certa forma blz.

youtube.com/aquilesmaior
Abraaaaço!!!

At. Aquiles M

Comentários

  1. Por aqui o Netflix tá correndo solto! Vamos juntos superar tudo isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário